terça-feira, 29 de dezembro de 2009

o inevitável texto de fim de ano

Da esquerda para a direita. De cima para baixo.
Doze meses. Doze fotos.



2009 foi um ano completo, recheado.
Ainda faltam dois dias para que chegue 2010, mas já me sinto nos pré-vinte anos. Já me sinto no fim de um ano e início de outro.

Este foi o ano em que me arrependi não só do que fiz mas também do que não fiz, foi o ano em que agradeci – não sei a quem, visto que não acredito em Deus, mas agradeci – os amigos que ganhei e não perdi, os momentos que criei e os momentos em que emergi.
2009 começou com amigos e sangria de champagne. Começou com chuva (tal e qual como prevejo que 2010 comece) e com frio. Começou com a minha constatação de ser solteira e gostar.
Janeiro trouxe teatro com a Voluptia, com quem ainda mal falava. Trouxe o jantar do PP e a minha embriaguez. Trouxe exames e tempo de relaxar. Trouxe um que ia morrer mas ainda está vivo. Trouxe laços fortalecidos.

Fevereiro trouxe-me o carnaval e a primeira dormida na resi da Juju. Trouxe-me um Tiago mais próximo e acrescentou um traje ao armário. Trouxe-me de volta a Caloira que estava adormecida desde Dezembro.

Março trouxe-me o aniversário da minha prima, e a primeira serenata do ano em plenos Leões por membros fofinhos de uma tuna. Trouxe-me um concerto de Jason Mraz com lama até ao pescoço e trouxe-me ‘as sextas feiras negras’ do segundo semestre.

Abril trouxe o sabor do fim e o jantar de meninas no Senhor Melo, em que ‘ninguém dizia que éramos o que éramos’. Trouxe-me almoços com o André e desabafos, mas levou-me o André e a Mafalda para Lloret. Levou-me também uma amiga para o Brasil, trouxe-me a Páscoa em família – e trouxe-me mais dois membros para a família, os meus xuxus. Abril foi o mês da Antologia dos Fados e da noite no Tropical. Foi o mês em que concertei e parti o coração. Abril foi o ataque aéreo à chuva.

Maio foi crescer e chorar. Maio trouxe a queima e trouxe férias no emprego. Maio foi ver a elasticidade do Tiago em palco e foi a noite do Jantar de Mulheres. Foi o mês de dormir 70% das noites a aquecer os pés da Juju.

Junho trouxe o fim de aulas, a resi, os jantares, os exames. Trouxe saídas e cafés no Piolho e noites nas Galerias com pessoal do emprego. Junho levou-me de volta ao secundário - e por uma noite fomos reis e rainhas de um baile de gala. Junho trouxe-me um S.João que acabou tão cedo que mais valia nem ter começado.

Julho foi o mês em que houve churrasco na residência e em que se realizaram os últimos exames. Foi o mês em que o signo caranguejo ganhou significado. O mês em que havia grandes concertos na cidade do Porto, mas um ainda maior em Lisboa – e foi por eles que passamos 10horas de pé em frente ao palco. Foi nesse dia de Julho que completei 19 anos. Julho trouxe cheiro a férias.

Agosto… Agosto trouxe a molenguice. Trouxe uns amigos mais perto e levou amigos para longe. Trouxe a noticia de alguém que partiria para Londres. Trouxe férias em Cerveira e alguma praia no Porto – alguma já é demasiado para alguém com o meu tom de pele. Trouxe um Tiago a trabalhar lado a lado e noites de jantares e cinemas e cafés e passeios. Agosto começou a trazer o bichinho negro na barriga.

Setembro. Setembro devolveu os longos telefonemas a falar de tudo e mais alguma coisa, principalmente daquilo. Trouxe-me a prima para perto (mas ainda assim...) e levou-me o André para longe. Setembro trouxe o traje. Setembro trouxe férias no emprego para poder vestir o traje. E trouxe aulas. Trouxe o inicio - e as saudades do fim, de ser pequenina e usar t-shirt. Trouxe almoços na resi e gargalhadas nos corredores do tédio.

Outubro.. foi última vez que vi o André – até o ter visto há uma semana atrás. Outubro foi a altura em que nos reduzimos a quinze. Foi a semana da Academia e a mais excitante, porque o resto do mês trouxe a constatação de que realmente é entediante fazer babysitting. Outubro foi a altura em que pensei que me estava a apaixonar e me apercebi de que ‘não faço isso’.

Novembro foi um mês complicado. Testes e trabalhos e chuva, muita chuva. E dias complicados anti-Natal. E mais Tiago. E infelizmente menos resi. Mas mais ALTAR! E muitas noites com todos e todas. Muita borga, e pouco estudo. Foi o mês de juntar a fome à vontade de comer.

Dezembro trouxe os feriados e trouxe o fim. De aulas, de Praxe, de Trabalho. Trouxe o frenesim das prendas de Natal, trouxe o jantar natalício na churrasqueira, o jantar de curso, o jantar da fnac. Trouxe a nostalgia de fim de ano, trouxe mais teatro com a Voluptia! Dezembro trouxe a paz de espírito e trouxe mais TEMPO. Dezembro devolveu-me a mim.

E agora, a escassos dias de finalizar 2009, há tanto de importante de que provavelmente me esqueci – e outro tanto de pouco importante de que acharão que me lembrei. Mas 2009 foi também o ano de me chamarem esgrobiada - e isso, meus caros, foi a definição mais sábia que já fizeram da minha pessoa.



Bom 2010!

*


domingo, 27 de dezembro de 2009

nostalgia-de-fim-de-ano.com

Não sei o que era suposto fazer agora que estou de férias, mas vou aproveitar os últimos dias do ano para me sentir mais eu.
Sentir mais, viver mais, respirar mais. Hoje passei o dia com duas amigas de há sete anos. Pode parecer pouco para uns, muito para outros - não se mede o amor em horas. Mas, no fundo, são estas as pessoas com quem nos sentamos numa mesa e conseguimos conversar (agora sobre homens) como conversavamos há anos atrás (também sobre homens...!).

Agora falando a sério: os amigos são pedaços do eu. Como botões para cada casa do nosso casaco. Completam-nos. E, se forem dos bons, mesmo quando estão distantes, continuam a existir em nós. Como disse a J. no outro dia: 'a coisa boa destes jantares é que nós (as quatro) temos a certeza de que para o ano vamos estar sentadas nos mesmos lugares'.

É por isso que esta minha semana vai ser passada com as pessoas que mais amo - e consequentemente comigo mesma.
É tempo de sair com os papás, a aproveitar que a família está de folga amanhã e que é fim de ano e eu fico sentimentalóide.
É tempo de ir ao cabeleireiro com a Íris, reclamar do homem que em vez de aparar as pontas me tira vinte centimetros de comprimento. É tempo de falar com 'as meninas' por telemóvel, já que duas estão longe e a Voluptia está submersa em trabalho. É tempo de fazer uma dormida à moda antiga cá em casa, com o A. e a M., por entre pizza coca cola doces filmes poesia e pianadas, tantas gargalhadas e lágrimas, e talvez uma visitinha ao altar - oh Voluptia, queres vir? :P
Talvez seja tempo de ir ao cinema com o meu namorado...! Tempo de ir fazer a manicure, já que o traje está arrumado no armário. Tempo de comprar um vestido para o ano novo.

Por falar em ano novo - vou jantar com a famelga e depois só Deus sabe.
Ah, também é tempo de decifrar a pronunciação do meu nome e o efeito que a minha pessoa tem no sexo masculino. Isto porque, numa mesma noite, tive dois espécimes a pronunciar o meu nome de duas formas diferentes.
Um pseudo-engatatão/dono-do-pedaço que me chama, em tom brasileiro, ''Máriãna''
E um fofo-giro/homossexual que me chama, em tom british, Mary Ann.
Sim pessoas, há quem ache piada brincar com os nomes dos outros - e para minha infelicidade o meu nome tem um mote infindável de brincadeiras. Mas fica a questão no ar...

Aaaaaah, além disso temos um telemóvel que não entrega a sms que enviamos - ou do outro lado um telemóvel que não a recebe.
Porque se ele entregasse - ou se o outro a recebesse -, talvez esta semana fosse tempo de tomar o tal café, adiado desde há uns bons tempos. Mas, é como eu digo: até dia dois sou uma pessoa aberta ao mundo. Salvo seja.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

já passou o natal...!

Entre o bacalhau, o peru, as rabanadas da mamãe, pudim, pão de ló, televisão, ferrero rocher, fotografias, presentes abertos, gargalhadas de bebés




...



foi assim o meu Natal.





Com livros, caixinha de música, máquina fotográfica, perfume, bombons, pijama, lingerie...
e a prenda de mim para mim, o KIT DE NATAL ROCK IN RIO 2010
que me vai levar ao festivaleco em maio!


Com tantos doces e presentes, podia jurar que não seria necessário adoçar mais a boca...
mas adoço sempre o ego de titia com estas riquezas!



P.S.: o meu sobrinho mais velho estava demasiado ocupado a dizer 'oh tia sai da frente' entre cada golo que marcava no FIFA 2010, na sua nova aquisição, a PS3 - e é essa a razão por não ter uma foto ("decente") desse meu tesouro =)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

They know that Santa's on his way...

Esta um vendaval lá fora e chove tanto que já estou a juntar madeira
para fazer uma arca e me pôr a andar daqui.
Nos entretantos ainda planeio as compras de Natal, as últimas mas não as menos importantes - eu é que sou o tipo de pessoas que dá prendas a meias com outras pessoas e tenho de esperar que a minha vida incompatível se compatibilize com a incompatibilidade dos outros.
Faltam três dias para o Natal, chove de caraças e o meu hamster fez um ano no sábado passado.
Ao contrário de 2008 este foi um ano de crescimento - e felizmente não cresceu a depressão em mim; cansaço sim, mas depressão ainda nao! Foi um ano Negro, um bom ano a nível académico um ano de trabalho mas também de férias, um ano de concertos, um ano de velhos e novos amigos, um ano de saídas e festas e divertimento, um ano para pensar em MIM, um ano para renovar o quarto, um ano para renovar telemovel computador e mais umas tantas mixuruquices, um ano para mudar. Mudei sem me sentir mudada, talvez porque me tenha adaptado às minhas novas paredes.

Caso para dizer, there's hope for the hopeless.
E só porque lá fora chove e em NY também...



Although its been said many times, many ways
A very Merry Christmas to you
Michael Bublé
The Christmas Song



domingo, 20 de dezembro de 2009

primeia fila, primeira plateia

Hoje vou ao teatro. Vou ver as almas representarem outras vidas enquanto a minha definha na plateia. Sofrer as dores de outros, amar outros amores, sorrir a outras vitórias. Hoje vou ser outra, porque é quase Natal, estou nostálgica e ao fim de mais um ano ter passado...

continuo sem conseguir ver a minha alma representar a minha vida,
sem conseguir sofrer as minhas dores,
amar os meus amores,
sorrir às minhas vitórias.

Hoje, vou ao teatro.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

c-r-e-d-o

ninguém acredita no frio - e chuva - que está lá fora.
e eu de saia e collants.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

all of me, you can take all of me





É a última semana. A mais díficil, mais complicada de gerir. São trabalhos para entregar, livros e fotocópias para ler, testes, exames orais, e-mails para responder, notas a conferir, uma licenciatura pela qual batalhar. E depois, no meu caso, temos o trabalho. Gente chata que pergunta sempre a mesma coisa, chefes que delegam em nós as suas próprias responsabilidades, reforços de Natal que em vez de virem - como a palavra indica - reforçar, só atrapalham a nossa vidinha e atrasam ainda mais as filas de clientes.


E depois, o que é que sobra? Pouco tempo para os amigos. Pouco tempo para me sentar na cama, olhar para o espelho e perguntar ao coração como correu o dia. Pouco tempo para escrever o quinquagésimo romance que comecei - é desta Mariana, é desta! Pouco tempo para dar atenção á família, e prolongar aquelas belas conversas com os papás sobre 'porque é que a Mariana continua solteira', explicando as maravilhas do mundo moderno - e causando o aquecimento global, seguido da elevação do nível das águas do mar e da consequente submersão dos neurónios dos progenitores. Depois resta explicar à nossa mãe porque é que saímos trajadas quando estão três graus na rua e só dormimos nem cinco horas. E resta explicar porque é que ainda não tivemos tempo de fazer o pinheiro de Natal, que todos os anos é da nossa responsabilidade - é verdade pessoas, sinto-me o Grinch este ano, apesar de o meu ódio pelo consumismo estar mais controlado.


E pronto, é isto. É a última semana.
No ano passado foi tudo tão diferente - por esta altura eu estava a morrer quase com uma depressão -e no entanto, tão melhor, porque estava viva. Ainda hoje de manhã nos rimos a pensar nisso: é a única coisa que ainda nos faz sorrir, de facto, as memórias. É como lambuzar os dedos de algodão doce, naquelas noites de agosto em que vagueamos pelas festas populares e ouvimos gargalhadas, sentimos o vapor e o cheirinho das pipocas e o frenezim dos carrosseis - e nos sentimos inteiros por dentro.


Foi há um ano.

You can cry me a river

Cry me a river

I'd cry a river over you

MichaelBuble

sábado, 12 de dezembro de 2009

consumir moderadamente

entrei oficialmente, a partir de hoje, no modo
'natal fnac'



.cuidado. com. o. modo. como. falam. comigo.
porque.posso-me.passar.dos.carretes.
sem.grande.justificação.
:D

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

escondida num sorriso





girl you see me smiling, girl
I'm singing words of joy to the world
between the lines
is hidden in a smile

can't you hear a cry for love?
*
David Fonseca

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

dezembro é o mês...

Ora bem, como começar? Diriam os antigos que se começa sempre pelo início, e apesar de irónica, não há verdade mais absoluta do que essa.

Vamos no quarto dia de Dezembro e tudo corre sobre rodas. Prendas de Natal quase todas compradas, propinas pagas, férias marcadas para a passagem de ano, aulas prestes a acabar, traje prestes a ser pousado no armário durante uns tempos... E férias, férias da faculdade - com exames, livros para ler, TRABALHOS.... mas ainda assim, FÉRIAS - para poder voltar à rotina de acordar as duas da tarde e ir esparramar-me em frente à tv (que agora tem bichinha gravadeira e que por isso tem muito para oferecer) até serem horas de ir trabalhar.

Este ano o meu espírito natalício não está tão danificado, porque já me habituei ao ritmo e não desejo a morte de todo e qualquer consumista que me apareça pela fnac. Um miminho!
Oh oh oh...


*