terça-feira, 29 de dezembro de 2009

o inevitável texto de fim de ano

Da esquerda para a direita. De cima para baixo.
Doze meses. Doze fotos.



2009 foi um ano completo, recheado.
Ainda faltam dois dias para que chegue 2010, mas já me sinto nos pré-vinte anos. Já me sinto no fim de um ano e início de outro.

Este foi o ano em que me arrependi não só do que fiz mas também do que não fiz, foi o ano em que agradeci – não sei a quem, visto que não acredito em Deus, mas agradeci – os amigos que ganhei e não perdi, os momentos que criei e os momentos em que emergi.
2009 começou com amigos e sangria de champagne. Começou com chuva (tal e qual como prevejo que 2010 comece) e com frio. Começou com a minha constatação de ser solteira e gostar.
Janeiro trouxe teatro com a Voluptia, com quem ainda mal falava. Trouxe o jantar do PP e a minha embriaguez. Trouxe exames e tempo de relaxar. Trouxe um que ia morrer mas ainda está vivo. Trouxe laços fortalecidos.

Fevereiro trouxe-me o carnaval e a primeira dormida na resi da Juju. Trouxe-me um Tiago mais próximo e acrescentou um traje ao armário. Trouxe-me de volta a Caloira que estava adormecida desde Dezembro.

Março trouxe-me o aniversário da minha prima, e a primeira serenata do ano em plenos Leões por membros fofinhos de uma tuna. Trouxe-me um concerto de Jason Mraz com lama até ao pescoço e trouxe-me ‘as sextas feiras negras’ do segundo semestre.

Abril trouxe o sabor do fim e o jantar de meninas no Senhor Melo, em que ‘ninguém dizia que éramos o que éramos’. Trouxe-me almoços com o André e desabafos, mas levou-me o André e a Mafalda para Lloret. Levou-me também uma amiga para o Brasil, trouxe-me a Páscoa em família – e trouxe-me mais dois membros para a família, os meus xuxus. Abril foi o mês da Antologia dos Fados e da noite no Tropical. Foi o mês em que concertei e parti o coração. Abril foi o ataque aéreo à chuva.

Maio foi crescer e chorar. Maio trouxe a queima e trouxe férias no emprego. Maio foi ver a elasticidade do Tiago em palco e foi a noite do Jantar de Mulheres. Foi o mês de dormir 70% das noites a aquecer os pés da Juju.

Junho trouxe o fim de aulas, a resi, os jantares, os exames. Trouxe saídas e cafés no Piolho e noites nas Galerias com pessoal do emprego. Junho levou-me de volta ao secundário - e por uma noite fomos reis e rainhas de um baile de gala. Junho trouxe-me um S.João que acabou tão cedo que mais valia nem ter começado.

Julho foi o mês em que houve churrasco na residência e em que se realizaram os últimos exames. Foi o mês em que o signo caranguejo ganhou significado. O mês em que havia grandes concertos na cidade do Porto, mas um ainda maior em Lisboa – e foi por eles que passamos 10horas de pé em frente ao palco. Foi nesse dia de Julho que completei 19 anos. Julho trouxe cheiro a férias.

Agosto… Agosto trouxe a molenguice. Trouxe uns amigos mais perto e levou amigos para longe. Trouxe a noticia de alguém que partiria para Londres. Trouxe férias em Cerveira e alguma praia no Porto – alguma já é demasiado para alguém com o meu tom de pele. Trouxe um Tiago a trabalhar lado a lado e noites de jantares e cinemas e cafés e passeios. Agosto começou a trazer o bichinho negro na barriga.

Setembro. Setembro devolveu os longos telefonemas a falar de tudo e mais alguma coisa, principalmente daquilo. Trouxe-me a prima para perto (mas ainda assim...) e levou-me o André para longe. Setembro trouxe o traje. Setembro trouxe férias no emprego para poder vestir o traje. E trouxe aulas. Trouxe o inicio - e as saudades do fim, de ser pequenina e usar t-shirt. Trouxe almoços na resi e gargalhadas nos corredores do tédio.

Outubro.. foi última vez que vi o André – até o ter visto há uma semana atrás. Outubro foi a altura em que nos reduzimos a quinze. Foi a semana da Academia e a mais excitante, porque o resto do mês trouxe a constatação de que realmente é entediante fazer babysitting. Outubro foi a altura em que pensei que me estava a apaixonar e me apercebi de que ‘não faço isso’.

Novembro foi um mês complicado. Testes e trabalhos e chuva, muita chuva. E dias complicados anti-Natal. E mais Tiago. E infelizmente menos resi. Mas mais ALTAR! E muitas noites com todos e todas. Muita borga, e pouco estudo. Foi o mês de juntar a fome à vontade de comer.

Dezembro trouxe os feriados e trouxe o fim. De aulas, de Praxe, de Trabalho. Trouxe o frenesim das prendas de Natal, trouxe o jantar natalício na churrasqueira, o jantar de curso, o jantar da fnac. Trouxe a nostalgia de fim de ano, trouxe mais teatro com a Voluptia! Dezembro trouxe a paz de espírito e trouxe mais TEMPO. Dezembro devolveu-me a mim.

E agora, a escassos dias de finalizar 2009, há tanto de importante de que provavelmente me esqueci – e outro tanto de pouco importante de que acharão que me lembrei. Mas 2009 foi também o ano de me chamarem esgrobiada - e isso, meus caros, foi a definição mais sábia que já fizeram da minha pessoa.



Bom 2010!

*


2 comentários:

Sophia disse...

"e foi por eles que passamos 10horas de pé em frente ao palco.", e valeu tanto a pena :) 2009 foi um bom ano para ti pelo que eu vejo e espero que 2010 seja ainda mais perfeito :D*

Voluptia disse...

Outubro começou a ser um super mês...Obviamente porque começámos a ir ao Altar. :b