quinta-feira, 2 de julho de 2009

... e dizê-lo cantando a toda a gente

"António

São 11 horas da noite e vou escrever-te a prometida carta, agora que o silêncio envolve a casa adormecida, como um tapete macio que amortece passos leves. Nada ouço em volta de mim e, desta forma, ouço melhor a voz que me fala, que me grita tudo o que vou dizer-te e com que vou talvez entristecer-te. São tão desesperadas, tão tristes as coisas que oiço dentro de mim!"

Florbela Espanca,
Perdidamente - correspondência amorosa.




Gostava de ter as almas dos grandes poetas e o talento dos grandes escritores. Porque os poetas vivem de alentos, os escritores de frases. A poesia sobrevive pairando no coração dos Homens, dos Homens Bons. E a literatura em si recorre ao sangue das massas para fazer vibrar a palavra.
Eu gostava de ter alma e talento, e engenho, e Camões a viver em mim. Eu gostava de escrever e ser lida e ler o que escrevia e dar-me a escrever.
Eu gostava de fazer sentido.
Perdoem-me, hoje tive exame de Metodologia de Estudos Literarios.
E é só.

Sem comentários: