segunda-feira, 30 de novembro de 2009

candyman

Well, by now I'm getting all bothered and hot
When he kissed my mouth he really hit the spot
He had lips like sugar cane,
Good things come for boys who wait
...

He's a one-stop shop, makes my cherry pop
He's a sweet-talkin', sugar-coated candyman


domingo, 29 de novembro de 2009

[literaturas] orais e marginais I



Uma madrasta tinha uma enteada muito linda e com uns cabelinhos muito loiros;
e costumava mandá-la para o quintal guardar um figo que tinha na figueira,
recomendando-lhe que não o deixasse comer pelos pássaros, pois, se tal sucedesse, a matava.
Um dia que a menina estava descuidada, veio um passarinho e levou o figo no bico.

COELHO, Adolfo
in Contos Populares Portugueses


Se eu vos disser que, metaforicamente, a figueira é o corpo da menina, o figo é a vagina e o pássaro é um homem, e que tudo isto se trata do retrato (também ele metafórico) da frustração da primeira experiência sexual, em que a mãe -responsável pela proibição- é encarada como a madrasta má que mata a própria enteada, vocês ficam confusos?
É que eu fiquei.
E vou passar o dia de amanhã e os próximos a fazer um trabalho para esta mesma disciplina.
O que vale é que o professor é um génio....

*

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Lição número....

Ontem foi noite de repetir lições.
Aliás, o Altar é sítio onde os contos de fadas se tornam verdade....

- a J. parecia a Bela Adormecida (confusa em relação ao principe)
- eu era a Branca de Neve (pálida que sou e com direito a anão e tudo...!)
- e a A. era aquela menina que não me recordo o nome, que entra em casa dos Ursos (porque havia Ursos) e bebe chá com eles e tudo (e havia chá também, juro)... whatever, coisas de quem estuda literaturas.


Só vos tenho a dizer que a sensação de déjà vú é um tanto ou quanto irritante, porque aquele sítio está conspurcado com as mesmas pessoas. O que vale é que desta vez saí do autocarro na paragem certa e não tive de torcer o nariz quando alguém disse que não teve prazer mas sim gosto em me conhecer.
Estas quartas feiras ....

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

eu vou a todas...

Quarta feira é dia de vadiagem!
Tal coisa não se aplica muito á última semana, visto que saí de terça a sábado.... Mas para que conste em acta, quarta feira é que é a 'noite do emigrante' e da bela da receita luzidia!

Santa paciência, eu sei que ando estourada.
Mas com tantos trabalhos, dias aderentes à porta na fnac (com o david fonseca a actuar e a dar autografos até as 2h da manhã... - david, adoramos-te, mas há pessoas que gostam de trabalhar só durante as horas em que são pagas, por isso coiso), problemas no paraíso (que já todos sabemos que é um lixo) e stress / cansaço acumulado de noites sem dormir e coisas por fazer...

Nós queremos é festa!

Já me dizia a A.:
'queres é bombocas....'


até mais logo*

domingo, 22 de novembro de 2009

eu tenho dois amores

A verdadeira Kitty Kat


E o meu Sonhador


Domingo em Família.
Não, não tenho preferências pelo menino, mas só me atrevo a pegar num de cada vez...!
Meus pequerruxos :)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

after-party

For what it’s worth
I have a slow disease
That sucked me dry
(...)
Got no friends got no lover
For what it’s worth
Got no lover
Placebo
O pior é a ressaca.
A seguir à Lição A
'quando se pede tabaco ao rapaz giro, quem tem o maço é o anão'
vem a Lição B
' A partir do momento em que um copo de shot nos escorrega da mão
e desperdiçamos um Kalashnikov,
é altura de parar de beber.'

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

I say «baby, you're not lost»

Já estive em muitos sítios. Conheço muita gente, mas não posso dizer que verdadeiramente conheça certas pessoas. Posso garantir, sem bela nem senão, que não me conheço, mas reconheço-me em cada vivência - e sei dizer, a quem escutar o vento, o que é característico de mim. A minha imagem é o que os outros pensam de mim, mas o reflexo dela é aquele monstro, dark and twisted, que se encerra com um carinho. Uma música, uma banda sonora. Dislexia do teclado pelo exagero da velocidade da escrita, contraposta à dolorosa lentidão do pensamento. Uma lágrima.

Em mim se inicia e encerra a verdade do eu enjeitado. Uma melodia - e um amor escondido nela. Não tenho amor em mim, mas algum hei-de ter para dar, escondido na tal melodia que não escuto, quiçá porque já esqueci o sabor das madrugadas a teu lado.
Teu, tu. Eu? Sem espaço ou tempo, sem consequências fidedignas do erro cometido - passo impune por entre as gotas de chuva, irremediavelmente, inconsequentemente jovem; traste, bruxa do acaso, pássaro perdido. Passo impune pela multidão; e a imagem que carrego? Não a vejo, outros a vêem. Chamam-me mulher, quero que o façam, naquela acepção barata de quem quer sem querer na realidade, de quem se rende à idade que floresce e sabe, no fundo, que traz escondida no peito a criança dos contos infantis, a criança dos doces e gelados, a criança da televisão e das mantas e dos carinhos.
Sem saber porquê, é na multidão incógnita que mais facilmente me encontro. É no 'não-saber' que me defino, é na incerteza que me destaco. As lágrimas não são de ninguém, mas no entanto percorrem a minha face. E a solidão, ausência de personalidades significativas, retrata-se no espelho do meu olhar cansado de percorrer as ruas e vielas, os rios e mares, montanhas e vales. Cansada de percorrer - e de já ter desistido de percorrer seja que caminho for, convencida da finalidade barata de cada sorriso, cada palavra, cada mensagem.
Perder a fé na comunicação é algo triste para quem tem 19anos. Aceitar todos os enunciados como mentiras, sejam eles verdadeiras falácias ou falaciosas verdades, é perder a fé no mundo. É desaprender de confiar em tudo. E é sempre tudo mais uma melodia - porque o tudo é o que nós quisermos que ele seja.

Já estive em muitos sítios e agora estou aqui e escrevo, como gosto, sozinha.
80% das mulheres que afirma não ter tempo para uma relação... sente-se sozinha, ouvi eu numa qualquer comédia de hollywood que passou pela televisão este fim-de-semana. Mudei logo de canal; não pago tv cabo para ser obrigada a conviver com os meus demónios. Para isso, meus caros, há a poesia -que quando nasce, é para todos.



P.S.: nota-se logo que estou de folga.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

cof cof

Nada melhor do que acordar, após uma semana horrível de mau tempo e afins, e estar um belo dia de sol... e uma pessoa doente.
Nada melhor do que ter a secretária cheia de fotocópias para ler e ter a cabeça ocupada de afazeres e trabalhos e não conseguirmos sequer aguentar-nos das canetas.
O que vale é que a canja da mamã cura tudo, e que uma tarde no sofá enrolada numa manta e com chás à mistura é mais ou menos suficiente para nos dar forças para, PELO MENOS, ir trabalhar.

Por falar em mistura, agora lembrei-me do punk esquisito que a semana passada se queria misturar com a A.
Haja Paciência..!

domingo, 15 de novembro de 2009

música que nos ocorre...

Baby, I wanna bleed to know I can....
If it would make sense it wouldn't be Love
and if we can't do it, it can't be done
it only takes a wand to fix your heart...
ana free

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

just...great!

1 3 .1 1. 0 9
Cancer
Your emotional sensitivity is even sharper than usual, but it might not be connected to what's happening now. Your current insecurities may be tied to old patterns of attachment followed by disappointment. Instead of just repeating the past, clear the slate by going back and retelling your story in a new and different way that doesn't blame anyone else for your feelings. Once you learn to be responsible for your own reactions, you will be free to open your heart once more.
*
Ah e fiquem sabendo que não acredito em que me disser que nunca leu o Horóscopo na vida. Eu acabei agora de ler o meu, graças ao Google (que tem um Daily Horoscope) e graças à data de hoje, que é deveras curiosa. A contar pelos sacos de lixo que eu e a A. ja enchemos hoje, é caso pra dizer 'gato preto, quem te trouxe que te leve!'.
Lá vêm as superstições...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

melancolic balad

2008

Há dias em que esperamos que cheguem dias melhores. Dias que não chegam, se não formos buscá-los, meet halfway.
Pessoas que fazem tudo pela metade, pessoas que fazem metade do tudo que almejaram. Pessoas que sempre quiseram, nunca concretizaram - a vontade não encontrou um barco que a levasse a um bom porto.

E, depois, há aquelas noites, partes dos dias, em que uma música nos acolhe o coração, embalado pelo ritmo autocarro, perdido, rendido, à cidade que percorre. E a música toca-nos, invade-nos.

É óbvio que nada é insubstituível, que nada é radical ao ponto de garantirmos que não mudará.
Da mesma forma que uma guitarra chora, um olhar sorri. Da mesma forma que o mar se agita, a terra revolve.
Há dias em que esperamos que cheguem dias melhores, para perceber que, de facto, esses são os melhores dias.

*

terça-feira, 10 de novembro de 2009

momentos kodak

momentos em que a chuva nos traz de volta.
momentos em que os ausentes estão presentes.
momentos.

sábado, 7 de novembro de 2009

precisar é diferente de ter...e querer é diferente de poder.

Gostava de ter tempo para ir às compras natalícias mas, no fim de contas, corro as lojas sem trazer um único saco atrás de mim. Quero muito estudar, mas quando olho para os livros a vontade desvanece-se. Precisava ainda de pôr o sono em dia e a raiva numa gaveta, organizar o quarto, mudar a gaiola do hamster, sacudir o pó dos livros e arrumar o guarda fatos, mas sei que amanhã de manhã vou ficar a remelar-me toda na cama, enquanto vejo passear pela FOX uma qualquer série desinteressante, cujo episódio provavelmente eu até já vi e revi.


Vou fazer uma listinha das coisas que tenho para comprar para o Natal, a ver se me surgem ideias originais para as diferentes e especiais pessoas.
Vou planear o meu estudo, organizar os meus trabalhos, ler os apontamentos e as pilhas de fotocópias e os livros. Vou acordar (relativamente) cedo, arrumar o quarto, mudar a gaiola do hamster, talvez até estude antes de almoço mais um pouco.
E depois... Depois, amanhã vou rir-me de todos estes planos virtuais, porque aposto que alguém me vai ligar para ir sair e eu vou dizer que sim.*

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

estudar?... p'ra QUÊ?

até poderiam pensar que tirei o dia para fazer gazeta, mas não.
poderia dizer que estive a estudar como uma porca (se os porcos estudassem) mas a verdade é que estudei estudei estudei e estou com aquela sesanção horrível de quem não percebeu nadinha do que leu a tarde toda.
ainda bem que o teste é (já/só) amanhã!


coisa boa desta sexta feira_ o professor enjeitado dos incêndios e das violações não vai dar aula! coisa má? marcou essa aula para sábado.

a minha vida já nem um lixo é (roubando a expressão).
é uma ETAR abandonada, com memórias residuais e ratazanas do tamanho de abóboras!

acham que não podia piorar?
pode sempre. vou trabalhar.*

terça-feira, 3 de novembro de 2009

dormir ou não dormir, eis a questão...

Já é mau suficiente estarmos com os olhos semi (é tudo SEMI na minha vida, gosh xD)-cerrados de sono na aula das 8h30.
Mas, PIOR AINDA, é sermos 'acordadas' pelo professor quando este pergunta

'A MENINA AÍ DO LADO...o que aconteceu em 1666?'

e nós respondemos, ensonadas, depois de olhar rapidamente para as cábulas do caderno

'o grande incêndio de Londres.'


Quem precisava de um grande incêncio a minha vida era eu, neste momento! Além de levar com bombeiros jeitosos para extinguir as chamas, podia recomeçar tudo do zero (as pessoas são sempre muito benevolentes para com aqueles que passam por catástrofes) e, com sorte, o fogo devastaria a maioria das memórias miseráveis e das presenças indesejadas. Presenças essas que se sentam na mesma mesa do que nós, como se nada fosse (ou que se sentam noutra mesa e passam o tempo a olhar pra nós, quer com olhos de abóbora mal nascida, quer com cara de mauzão do pedaço). Como dizia uma colega de trabalho no outro dia 'tu deves ser o Brad Pitt da tua rua... mas é uma rua sem saída e só com a tua casa'.
Oh filhinhos, quem vos trouxe que vos leve!

E levem também o professor que, CREDO, fez questão de explicar o significado da palavra RAPE só para garantir (a quem estivesse desatento) que o poema falava de uma violação, ou seja, ERA DE CARIZ SEXUAL.

E já agora, alguém que me explique porque é que eu ando sempre com sono. Eu até durmo...*

domingo, 1 de novembro de 2009

bla bla bla gastar dinheiro bla bla bla

hoje foi o dia da tecnologia!
a.k.a. domingo

desde o senhor da tv cabo que veio arranjar (e não conseguiu) a minha bichinha gravadeira,
a.k.a. box de gravação da zon

até ao portátil novinho em folha
a.k.a. Toshiba L500 13W
que adquiri no meu cubículo de trabalho
a.k.a. Fnac


é mesmo de quem está de folga e não tem mais nada pra fazer.
*